Como Colocar Forro de PVC – Passo a Passo da Instalação

Como Colocar Forro de PVC – O forro de PVC é utilizado no acabamento de tetos e podem ser úteis para ocultar as redes elétricas e hidráulicas em obras prediais.

Os forros de plástico são boas opções, pois são resistentes a umidade, além de evitar os cupins.

Durante a instalação não existe segredo, pois ela é rápida e limpa, desde que o material seja feito sobre medida. Durante o processo é preciso fazer a medição do pé-direito, a partir do piso, com ajuda de um auxiliar, pois caso tiver qualquer erro na medida, isto pode influenciar o desempenho, além do acabamento do material. E nós iremos te ensinar passo a passo como colocar forro de PVC.

Neste processo também é necessário atenção na hora de fixar as estruturas, pois devido elas serem cruzadas, é preciso que as medidas, apresentam o nível exato de nivelamento, para que em seguida possa fazer o encaixe dos lambris de PVC, evitando as “barrigas” do forro. Normalmente estas aparecem quando não existe uma sustentação correta, devido à estrutura.

 

Além disso, este material também é prático, pois pode ser desmontado em segundos para reformas ou manutenção das instalações. Evitando sujeiras, o próprio recorte do PVC é rápido e simples. Já os lambris apresentam tamanhos variados e medidas especiais que podem ser encomendadas diretamente com os fabricantes.

Durante o processo a única habilidade exigida é com o uso da pistola finca pino, pois ela é o processo mais barulhento e específico durante a colocação. Neste momento é indicado o uso de proteção auricular, além disso, treinamento para manuseio da pistola é essencial para que o trabalho seja feito da melhor forma.

Passo a Passo Instalação

Como colocar forro de PVC

Ferramentas

Durante a aplicação é necessário EPIs, luvas, capacete, óculos e protetores auriculares. Já os materiais essenciais são: furadeira, parafusadeira, batedor de nível, serrinha, martelo, estilete, tesoura de aviação, trena, lápis, mangueira de nível, extensão, lixadeira, parafusos e pinos, além de pistola finca pino (que requer habilitação) ou de furadeira elétrica.

Como Colocar Forro de PVC

  1. Caso o forro seja instalado junto ao teto, somente os perfis transversais às lâminas de forro serão necessários.
  2. Depois que for rebaixado no teto, é necessário utilizar o espaçamento.
  3. Em seguida, instale as cantoneiras em todas as paredes do ambiente que será forrado (roda-forro), cortando os cantos em 45 graus, meia esquadria.
  4. Se as lâminas forem menores que o comprimento que será forrado, é preciso utilizar a emenda para fazer a instalação.
  5. Antes de começar a por as lâminas no forro, procure definir as posições das luminárias e de todos os equipamentos que serão postos junto a ele.
  6. A lâmina precisa ser recortada com comprimento de 1 cm menor que o vão onde o forro será instalado.
  7. No processo de colocação das lâminas é preciso observar alguns pontos, como: a face com a identificação do forro deve estar voltada para a cobertura; a lateral “macho” A do encaixe da primeira lâmina deve ser introduzido na cantoneira B (roda forro), permitindo que a borda de fixação fique disponível para ser fixada.
  8. Para as tramas de sustentação de madeira, o ideal é utilizar pregos de 12 x 12, para estrutura em metalon, utilize arame ou parafuso.
  9. A última lâmina, deve ser cortada com 2cm menor do que o comprimento onde o forro será instalado.
  10. A largura desta última lâmina, deve ter a medida do fundo da cantoneira, até o fundo do engate fêmea da lâmina anterior com menos 1cm.
  11. O lado precisa ser cortado voltado para a cantoneira, portanto é preciso encaixar as duas extremidades da lâmina nas cantoneiras laterais, mesmo que ela fique sobreposta à lâmina anterior.
  12. O forro precisa ser encaixado até o final da cantoneira, para isto utilize uma chave de fenda, fixe o engate macho no engate fêmea da lâmina anterior.

Para melhor entendimento de como colocar forro de PVC, encontramos um vídeo tutorial ensinando passo a passo da instalação do forro de PVC, confira:

Deixe seu comentário abaixo:

19 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *